Terceirizar a gestão financeira da sua empresa é uma decisão importante e deve ser tomada com cautela. Mas você sabe o que avaliar quando for contratar uma assessoria financeira? Com as dicas da Bevert, a decisão pode ser mais fácil do que você imagina.
Contexto sobre Assessoria Financeira
Você está decidido: vai terceirizar as finanças da sua empresa. Ou seja, um especialista passará a cuidar de todas as suas operações financeiras. Você dá aquela olhadinha na internet, compreende as diferenças entre consultoria, assessoria e contabilidade, mas…
Quais atributos avaliar em cada uma das empresas que prestam esse tipo de serviço?
Não se preocupe, pois temos a resposta! Neste texto vamos analisar 3 atributos super importantes na hora de decidir sobre a contratação de uma assessoria financeira. E fique tranquilo, você irá perceber que a decisão vai ficar bem mais fácil ao fim do texto.
1) Comunicação
Sem ela, nenhum tipo de serviço pode ser executado. A comunicação é primordial para que os processos financeiros possam ser alinhados entre assessoria e cliente, de forma clara e sem ruídos.
E a comunicação é fundamental porque suas finanças (e a de sua empresa) são muito importantes, devendo ser tratadas por alguém que conversa a mesma língua que você. Por isso, uma linguagem recheada com jargões-da-idade-da-pedra ou completamente robotizada podem gerar conflitos e desconforto após a contratação.
Durante o processo de assessoria financeira, a capacidade de ser lúdico, claro e transparente com a real situação financeira do cliente é muito importante.
3 C’s: Comunicação, Conhecimento e Confiança
2) Conhecimento
É imprescindível que o responsável pelas finanças da sua empresa conheça o campo financeiro. E conhecer sobre finanças é muito mais do que ser bom de conta, é conhecer as técnicas de análises financeiras – saber comunicá-las, como vimos no item anterior – e conhecer as suas aplicações para que possam ser úteis na realidade da sua empresa.
E pode acreditar, a realidade financeira das empresas brasileiras varia muito. Geralmente ela depende do setor de atuação, tamanho da empresa e até da sua longevidade e trajetória. Dessa forma, é comum encontrar empresas que ofereçam soluções tecnicamente renomadas, mas especializados em empresas diferentes da sua.
3) Confiança
Confiança na empresa, no assessor, nos processos, em tudo! Uma assessoria financeira é uma relação intensa, forte e diária. E como todo relacionamento, também é pautada na confiança.
No momento de contratar uma assessoria financeira para sua organização, confira se os processos estabelecidos para a rotina financeira são confiáveis, se os seus dados estarão seguros com a empresa responsável e se é possível conhecer os especialistas que irão cuidar de todas as suas operações. Dinheiro é coisa muito séria!
Conclusão sobre como contratar uma Assessoria Financeira
A contratação de uma assessoria pode ser amor à primeira vista. Os ganhos são inúmeros, desde o maior tempo para focar naquilo que interessa até a profissionalização do serviço financeiro como um todo.
Com uma ampla gama de empresas que ofertam serviços dessa natureza, fica difícil decidir o que avaliar em cada uma e como isso pode impactar os processos financeiros da sua empresa após a contratação. Se estiver em dúvida, lembre-se dos 3C’s: Comunicação, Conhecimento e Confiança! Esses são 3 fatores super importantes para se avaliar durante a contratação de qualquer serviço que tenha como objetivo a terceirização das suas finanças.