Vamos explicar qual a diferença entre o serviço de consultoria financeira, o serviço prestado pelas contabilidades e a assessoria financeira. São semelhantes? Qual a diferença? Onde vivem? O que comem?
Diga-me: você sabe a diferença entre uma assessoria financeira, consultoria financeira e um serviço de contabilidade?
Não? Mais ou menos?
Bom, isso não é um problema! Vários empreendedores tem dúvidas sobre qual desses serviços contratar e sobre o que definitivamente significa uma assessoria financeira.
Muitas vezes, consultoria financeira, assessoria financeira e contabilidade são tidos como sinônimos, ou até mesmo como suplementares. Na Bevert os tratamos como serviços complementares e vamos explicar o motivo. Vem com a gente!
As diferenças
Ambos conceitos — consultoria financeira, assessoria financeira e contabilidade — tratam de finanças, dinheiro, contas, documentos e a saúde administrativo-financeira de empresas diversas.
Entretanto, de forma geral, a consultoria financeira possui um caráter temporal, muitas vezes sendo representado pela elaboração de um projeto ou relatório final, que poderá ter as operações ali detalhadas acompanhadas ou não.
A consultoria financeira é como um processo que possui início, meio e fim.
No caso do serviço contábil — a famosa contabilidade — , existe uma maior perenidade, uma vez que o serviço é executado a cada mês, semana ou diariamente, por meio de um contato frequente com o contador responsável.
No geral, a contabilidade tem como objetivo manter a sua empresa dentro das leis municipais, estaduais e federais, sendo responsáveis pelo recolhimento dos impostos e geração das guias para pagamento.
O serviço prestado por escritórios contábeis se assemelha, em partes, ao serviço de assessoria financeira. Enão é por menos: estamos todos interessados, diariamente, em documentações, contratos, guias, impostos, declarações e tudo aquilo que tange a legalidade do processo empresarial.
Então, qual o diferencial da assessoria financeira?
O grande diferencial do serviço ofertado por uma assessoria financeira é o seu caráter pró-ativo e de acompanhamento sistemático das finanças do cliente.
E quando falo sistemático, é sistemático mesmo! Todas as operações financeiras são realizadas pela assessoria financeira, desde o pagamento de despesas decorrentes da operação do cliente até o recebimento de trabalhos realizados.
Vamos utilizar um exemplo:
Carlos é um empreendedor criativo bastante atarefado. Recentemente, realizou a entrega de 50 fotografias para uma grande marca de moda internacional. Para realizar o serviço, um job de alta complexidade, Carlos teve de contratar dois assistentes.
Nesse exemplo, é possível observar ao menos dois grandes processos financeiros ocorrendo em paralelo: (i) recebimento do valor acordado pelas fotos por parte da grande marca de moda; (ii) pagamento dos dois assistentes.
Em parceria com uma assessoria financeira, sabe com quantos desses processos Carlos deverá se preocupar? Você está correto se pensou em NENHUM. Todo o processo de cobrança e recebimento pela marca, além dos devidos pagamentos aos assistentes, seriam realizados pela assessoria financeira.
Está aí, na prática, o grande diferencial da assessoria financeira: o cliente não precisa se preocupar com os processos financeiros diários. Basta informá-los e eles serão solucionados.
Ah! E sabe do melhor? Como a assessoria financeira trabalha em parceria com contabilidades online, caso o cliente tenha alguma pendência ou demanda de documentos, declarações ou impostos, eles também serão solucionados. A contabilidade legal e as finanças diárias são indissociáveis!
Conclusão
Com maior tempo para se dedicar ao seu trabalho, o empreendedor terá facilidade para criar e refletir sobre questões estratégicas de seu negócio.
Além disso, ao longo do tempo de sua parceria com a assessoria financeira, será também mais fácil para o cliente se aprofundar e compreender melhor as suas próprias finanças!
Link amigo: os principais motivos para se contratar uma assessoria financeira?
Veja o vídeo abaixo e compreenda ainda mais a diferença entre os serviços contábeis e de assessoria financeira.